quarta-feira, 1 de abril de 2015

Das Virtudes para o Douro

O Jardim (ou Parque) Municipal das Virtudes está localizado na freguesia de Miragaia, que, por sua vez, integra a chamada Zona Histórica do Porto.


Originalmente idealizado por José Marques Loureiro (horticultor, 1830-1898), o espaço onde atualmente se localiza o Jardim das Virtudes começou por ser o Horto da Quinta das Virtudes (ou Companhia Hortícola Portuense). O espaço foi adquirido, em 1965, pela Câmara Municipal do Porto, que, em 1998, iniciou obras de recuperação. Do Horto idealizado por Marques Loureiro persistem algumas construções em betão armado (como bancos e varandins), nomeadamente pequenos “rochedos” de suporte ao crescimento das plantas.




Aqui podem encontrar alguma informação interessante sobre o Jardim das Virtudes.

Há dois aspetos que acho especialmente curiosos neste Jardim: primeiro, o facto de se desenvolver na vertical (em socalcos, uma geografia tão característica da zona do Douro), e depois, o facto de estar um pouco "escondido" ‒ sendo visível para quem admira a Ribeira do Porto de praticamente qualquer um dos seus miradouros, o acesso a este Jardim não se faz por ruas de grande circulação, pelo que talvez muitos moradores não saibam sequer do que se trata aquela zona verde, bem no coração da cidade!



Descobrimo-lo um pouco por acidente, na altura em que morávamos na Rua Miguel Bombarda, num dos nossos passeios a pé pela zona. Ao descermos, pelo Largo do Viriato, em direção ao Passeio das Virtudes, deparámo-nos com um portão estreito, do qual era possível avistar uma zona verde, e entrámos à descoberta!


Foi um encontro fortuito, mas, sem dúvida, muito feliz, e no sábado passado voltámos, para matar saudades! Nada como aproveitar um dia de sol para admirar a beleza da paisagem urbana do Porto, e para uma caminhada através de um dos muitos tesouros "escondidos" que a cidade tem para nos oferecer!



O Jardim das Virtudes tem duas entradas: na cota mais alta, pela Rua Azevedo de Albuquerque, e na cota mais baixa, pela Calçada das Virtudes (ao fundo da qual está localizado o Chafariz das Virtudes, classificado como Monumento Nacional).

No sábado, sendo 28 de Março, assinalou-se também o Dia Nacional dos Centros Históricos, com atividades um pouco por toda a cidade (info aqui e aqui). Como se sabe, o centro histórico do Porto foi classificado como Património Cultural da Humanidade em 1996. 



Terminámos o passeio do dia com uma visita até à zona da Estação de São Bento ‒ de onde "arrancou" recentemente a Locomotiva ‒ onde assistimos a um espetáculo de dança na rua!



Sem comentários:

Enviar um comentário